segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Back to school - Lanches e snacks

Hello!
Hoje trago-vos um post um bocadinho diferente, mais dentro da minha área profissional, a nutrição!
Com o começo do novo ano letivo a aproximar, apesar de ser o primeiro ano em que não serei estudante, não consigo não pensar nos habituais dilemas que tive nos últimos anos: que materiais comprar, onde comprar os mais giros e baratos e claro, os lanches! Enquanto estagiária mantive o dilema dos lanches por isso decidi deixar-vos algumas ideias, saudáveis e equilibradas, que podem levar para a escola, faculdade, estágio e até mesmo para o trabalho.



Claro que os gostos de cada um são diferentes, por isso as conjugações de alimentos ficam ao critério do vosso gosto, contudo estes alimentos são práticos e ideais para os lanches.

Bolachas: práticas e saborosas, o ideal é optar por versões mais simples como bolachas Marinheiras ou tostas de arroz ou milho, sendo mais pobres em açúcar e gordura tornam-se equilibradas e como não têm recheios ou coberturas açúcaradas permitem a junção de outro componente a gosto (queijo, manteiga de amendoim, etc). As tostas de milho existem já em saquetas individuais em formato miniatura, as outras terão de ser transportadas em recipientes, que facilmente se encontram nas superfícies comerciais.

Pão: de preferência escuro e de sementes, não só pelo seu valor nutricional superior ao pão branco mas também devido ao poder de saciedade, ou seja, alimentam durante mais tempo, permitindo que o organismo fique alimentado e nutrido até à refeição seguinte. Para quem não aprecia o sabor do pão integral, o pão de sementes é uma ótima opção pois conferem um sabor agradável, existindo diversos tipos de sementes.

Fruta: indispensável na alimentação diárias, os lanches entre refeições principais são a altura ideal para a consumir, variando ao longo da semana e consoante a sazonalidade, as frutas de porção mais pequena (uvas, cerejas, figos, tangerinas) são ótimas para transportar por como vão inteiras não oxidam com tanta facilidades, as restantes (maça, pêra, laranja) pode ser cortada de manhã e levada num recipiente ou inteira e comida "à dentada". A fruta fornece açucares naturais que ajudam a alimentar o cérebro para manter a concentração. Se a opção costuma recair sobre os sumos de fruta, apesar de não serem a melhor escolha, dentro dos existentes é importante procurar sumos 100% fruta, lendo a lista de ingredientes e garantindo que não contém nada mais que fruta e um antioxidante natural (ácido cítrico).

Iogurte: sólido ou liquido, devem ter-se em atenção a quantidade de gordura e açúcar, na prateleira do supermercado basta comparar os rótulos e escolher o mais equilibrado. Fornece vitaminas, minerais e proteínas mantendo o corpo bem nutrido.

Fiambre, Queijo, Compota: para acompanhar as bolachas ou o pão, são uma ótima opção, devendo optar por versões mais magras, como queijo magro ou fiambre de perú ou frango e no caso da compota optar por versões sem adição de açúcar, pois contém já contém o açúcar natural da fruta que é suficiente.

Frutos gordos: misturados no iogurte ou comidos individualmente, os frutos gordos como a noz, a amêndoa, o amendoim, são muito boas fontes de gorduras benéficas para o coração e para o cérebro. É importante ter em atenção que são alimentos muito calóricos, não devendo ser consumidos em quantidades superiores às que cabem na palma da mão, em forma de concha, ou seja cerca de 3 nozes, 5/6 amêndoas, etc.

Já conhecem melhor alguns dos alimentos ideais para constituir os lanches, agora basta conjuga-los consoante os gostos pessoais e variando ao longo dos dias.

Espero que vos tenha sido últil este post... e bom começo de ano letivo!

1 comentário:

  1. Olá sardenta (espero que n te importes de te ter chamado assim ahah) ! Queria dizer que te nomeei para responderes à tag "De tudo um pouco"... Espero que gostes e obrigada :)

    http://eau-my-gold.blogspot.pt/2015/09/de-tudo-um-pouco.html

    ResponderEliminar